Internacional

Apelo Internacional: Libertação imediata dos presos políticos da ditadura de Umaro Sissoko Embaló(Guiné-Bissau)

O Em Luta declara a sua solidariedadde com os militantes detidos esta manhã pela ditadura guineense de Umaro Sissoko Embaló, o luso-guineense Armando Costa, Suelina de Pina, Daihama e Jonathan Nanque. Solidarizamo-nos também com o nosso partido irmão na GuinéBissau, o UPRG-Cassaca 64. Juntamo-nos também ao apelo internacional do Coletivo Consciência Negra que transcrevemos abaixo e à exigência de que o Estado português rompa relações com a ditadura da Guiné-Bissau e interceda em apoio aos ativistas, sendo que entre eles está um cidadão português.

Esta manhã em Bissau, durante um protesto pacífico pela liberdade de expressão, foram presos o luso-guineense Armando Costa, conhecido por Etiandro, Suelina Pina, Daihama e Jonathan Nanque.

Os manifestantes foram presos quando protestavam contra um governo que já perdura no poder além dos limites impostos pela constituição guineense, por liberdade de expressão, pelo fim da ditadura e por saúde, educação e segurança.

Diante das ameaças aos ativistas guineenses, apelamos aos movimentos sociais, sindicatos e a todos quanto queiram associar-se, a juntarem-se a uma campanha de solidariedade pela libertação dos presos políticos na Guiné, por libedade de expressão e pelo fim da ditadura de Umaro Sissoko Embaló. Pedimos que as notas de solidariedade sejam enviadas para o email: consciencia.negra_2015@outlook. pt.

Exigimos ainda ao Governo português e ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que interceda em defesa destes ativistas, garantindo a segurança dos mesmos, inclusivamente tendo em conta que entre eles está um cidadão português. Ao mesmo tempo, um estado que se diz democrático não pode compactuar com ditaduras e por isso mesmo o Estado português deve romper relações com a ditadura de Umaro Sissoko Embaló.

Liberdade para os presos políticos da ditadura de Umaro Sissoko Embaló!

Por liberdade de expressão e de organização para os trabalhadores e o povo guineenses!

Pelo fim da ditadura na Guiné-Bissau!