Nacional

Sem chave não saio! Câmara do PS faz demolições no 2º torrão na Trafaria/Almada

 


A Câmara Municipal de Almada, presidida por Inês de Medeiros (PS), atropela os direitos fundamentais dos moradores do bairro na Trafaria, intimidando e surpreendendo famílias inteiras, que estão a ver ameaçado o seu direito a habitação.

A justificativa são que estudos da proteção Civil concluíram que a área é de risco e, por isso, os moradores devem ser retirados do local. No entanto, a Câmara não informou os moradores dos estudos que fundamentavam a atual operação para a demolição do bairro e tampouco tem feito o processo de forma transparente. Os moradores souberam das datas das demolições pela comunicação social e têm os seus casos tratados individualmente,  onde para cada um é apresentado um critério diferente. 


É neste quadro de ataque e desrespeito que os moradores e ativistas engajados lançaram apelos e uma petição para impedir as demolições sem garantia de uma habitação para as famílias afetadas. Foram interpostas também providências cautelares que possibilitaram a suspensão de alguns despejos, o que permitiu uma bolsa de oxigénio para encarar os próximos dias.


O Em Luta está presente no apoio aos moradores. É urgente cercar o 2º Torrão de solidariedade e impedir que a situação de total indiferença e prepotência do Estado português perante uma população pobre e maioritariamente negra se adense ainda mais.

É preciso não arredar pé enquanto os direitos de quem vive no bairro não estiverem assegurados.

O PS aplica em Almada o mesmo projeto dos ricos que aplicou em Lisboa, afastando das áreas com potencial turístico as populações mais pobres. Todo o repúdio ao racismo institucional e à brutalidade para com as populações mais pobres e periféricas, que só adensam a desigualdade!

Exigimos o realojamento imediato daqueles que viram as suas casas destruídas e a disponibilização de habitação para todos no concelho de Almada!